quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Uma morte anunciada e o prelúdio de novas mortes que virão com a complacência da Rede Globo

Uma morte anunciada e o prelúdio de novas mortes que virão com a complacência da Rede Globo.


Daniel da Luz Machado - Bacharel em Administração de Empresas pela São Judas, bacharelando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


  



     No dia 31 de agosto de 2016, oficializou-se o que já havia sido decretado por um congresso nacional povoado de interesses escusos e que infelizmente representa muito bem a sociedade brasileira, pelo menos em boa parte.                                                                    Machistas, homofóbicos, sexistas, ruralistas, racistas, enganadores e alguns fanáticos religiosos sempre povoaram e transitaram a vontade no congresso nacional, muito em conta de muitas vezes representarem com altivez esses grupos e contextos sociais, a final de contas o congresso nacional é repleto dos famosos “homens de bem” que no processo histórico brasileiro sempre foram atuantes e centro das atrações.      
   
            O golpe efetuado por Michel Temer e seus aliados e que mancha vergonhosamente a história da jovem democracia brasileira era algo plenamente imaginável. Vejamos em função do famoso pacto de governabilidade, o Partido dos Trabalhadores foi insistentemente se distanciando de suas bases e se imbricando ao PMDB.                       
                                                                              
            Ora! O histórico fisiológico partidário do PMDB já recomenda que a falcatrua e a traição virão em questão de tempo, unir-se a esse partido é como transportar escorpiões no bolso da calça sem correr o risco de ser picado, ou seja é impossível.     
       

               Não entrando no mérito das políticas internas do Partido dos Trabalhadores e suas coligações, e nem deixando de reconhecer, que apesar de inconfiável, o PMDB tem a maior estrutura partidária nacional e que em algum momento terá que ocorrer o diálogo, pois do contrário os membros desse lastimável partido farão oposição irresponsável paralisando todas as pautas progressistas e de interesse da população, o PT equivocou-se demais embricando-se com um partido traiçoeiro e que sem sombra de dúvidas, nas entrelinhas fomentou ainda mais o Anti-Petismo cego  e radical.     
                                                                                                                                
        Tenho muitas críticas ao PT, no que tange a sua política econômica e principalmente por unir-se a setores retrógrados e que tanto mal nos fizeram. Nada justifica uma aproximação com a família Sarney, Renan Calheiros ou Michel Temer entre outros, mas ignorar que a Presidenta foi afastada do seu cargo sem nenhum crime comprovado e o que  é pior: acusada e execrada por criminosos conhecidos até em Saturno é impossível.  

          Dilma caiu diante de uma plateia patética e com a ajuda de uma mídia miserável, que se sustenta pelo poder financeiro e que esbanja parcialidade e péssimos serviços prestados. Como dizia Brizola: “Se a Globo é a favor, eu sou contra”.

            A cobertura midiática da Rede Globo é algo constrangedor, e neste texto não trago ideias de alguém partidário de “A” ou “B”, mas sim a minha perplexidade e asco que sinto por essa emissora que sempre esteve ao lado contrário dos interesses do povo.                                                          
           Poderia simplesmente não assistir nada da cobertura do afastamento da Presidenta nessa emissora que me causa repulsa, mas ai lembrando um texto do Sociólogo Pierre Bourdieu sobre a televisão onde ele coloca pensamentos extremamente elucidativos, obriguei-me a ver um pouco da sua cobertura jornalística totalmente envolvida com Michel Temer e seu bando.

            “Há uma proporção muito importante de pessoas que não lêem nenhum jornal; que estão devotadas de corpo e alma à televisão como fonte única de informações . A televisão tem uma espécie de monopólio de fato sobre a formação das cabeças de uma parcela muito importante da população.” ( Pierre Bourdieu)

            Com todo o Know tecnológico da Rede Globo, seu livre trânsito nos bastidores políticos, desde o golpe militar é obvio que grande parte da população brasileira a tome por referência e só por isso complacentemente as suas mentiras se transformaram em verdades oriundas e formadoras de senso comum, o mesmo senso que abriu passagem a uma onda de retrocessos da qual os livros de história relatarão futuramente de como uma população se deixou ludibriar de maneira tão vil.      Há de se temer e muito as atrocidades e retrocessos que Temer e seus aliados impetrarão no País, virá com certeza o extermínio de direitos consolidados, o esvaziamento das ciências humanas das instituições de ensino e como forma de atuação na sociedade  e toda uma onda neoliberal e nefasta e tudo com a passividade de boa parte da população e o apoio da grande mídia brasileira.

            Referências:
            BOURDIEU, Pierre.  “Sobre a televisão”  p. 23

Um comentário:

  1. Muitos q ali estavam e votaram contra a Dilma , tb votarm contra o Collor ....Ai ñ era golpe ??
    Fora Sarney .. democracia
    Fora Collor .... democracia
    Fora Itamar ... democracia
    Fora FHC. ...... democracia
    Fora Dilma .....GOLPE
    Fora Temer ....democracia .

    ResponderExcluir