sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Erva Daninha da Sociedade

Letícia Roxo - Licenciada em História pela Fapa, professora da Rede Pública Estadual.














Erva Daninha da Sociedade


Com toda repercussão sobre o caso da professora espancada em Santa Catarina ainda me surpreendo com o ser humano, negativamente.

Após ler sobre o fato e ouvir a professora agredida nas mídias me deparo com todos os tipos de comentários, principalmente, legitimando a agressão sofrida.

Novamente, vejo nítido o dualismo do contexto histórico o qual estamos vivendo, onde se classifica e qualifica alguém por sua posição politica. Ou se é “coxinha” ou “ petralha” ou direita ou esquerda. E qualquer coisa se justifica por nossa escolha politica ou ausência dela.

Acusam a professora de ter merecido a agressão porque ela tem postura politicas de esquerda, porque é contra governo golpista, porque defende a legalidade do governo da presidenta Dilma, porque defende o exercício dos direitos humanos e é contra deputado racista, homofóbico, misógino e ditador. (Eu tento entender o pensamento do ser humano, mas confesso que tenho dificuldades. Não me parece nada racional pensar que, porque ela postou em seu Facebook pessoal sobre seu apoio a ovada a um político escroto, ela merece e apoio agressão física. Pessoas que pensam desta forma devem acreditar que a culpa do estupro é da roupa curta ou que todo ladrão é negro, e assim por diante).

Entretanto, pouco se fala dos sintomas, muito menos das causas da nossa sociedade estar tão agressiva, violando direitos humanos básicos, cometendo crimes de intolerância cada vez mais frequentes. Justificar o injustificável e atribuir a culpa a vítima, hoje, está se tornando erva daninha, só se prolifera.

Tristes tempos onde o ser humano não deseja justiça, ele busca vingança, justiça com as próprias mãos. Me vejo nos tempos atuais com o código de leis do rei Hamurabi e as pessoas, realmente, acreditando que “olho por olho, dente por dente” é o mais acertado.

E nesse contexto caótico era para emergir a figura do nosso judiciário, do Ministério público para intervir e nos devolver uma “paz social”. No entanto, nosso governo é golpista (gasta nosso dinheiro para se livrar de seus crimes), nosso legislativo é tão corrupto quanto (também está mais interessado em camuflar seus atos ilícitos do que legislar para o povo), o judiciário conivente (e usufruindo de seus muitos benefícios e privilégios). Ou seja, governo doente, sociedade doente, instituições doentes, todos perderam a noção de tantas coisas..., mas, o bom senso e a legalidade foram as primeiras a nos abandonar.

Voltamos, será, ao estado de natureza de Hobbes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário