quarta-feira, 20 de maio de 2020

Lavem o Convés!!!


Jefferson Meister Pires é Bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS, funcionário público e pesquisador.




     Eu lembro que em praticamente todas as histórias que li as quais se passavam em navios no alto mar, havia uma ordem que era repetida interminavelmente pelos capitães e imediatos superiores; “Lavem o Convés”!!! Essa era uma tarefa diária e obrigatória, não havia um dia sequer em que o navio não tivesse a limpeza do convés checada pelo capitão.
     Uma das explicações mais plausíveis para essa compulsão à limpeza estava assentada no fato que nos porões de qualquer navio sempre existiam ratos, esses pequenos roedores se propagavam em lugares escuros, úmidos e com acúmulo de sujeiras ou restos da atividade humana. Por saberem da dificuldade de controlar infestações e principalmente as epidemias que poderiam dizimar sua tripulação, os capitães sabiam que era necessário manter muitas partes de seus navios sempre limpas e protegidas das visitas indesejadas dos pequenos roedores e seus parasitas, a velha Eurásia descobriu isso de forma decisiva durante o período da chamada “Peste Negra” que dizimou cerca de um terço da população europeia ao longo do século XIV.
     Assim como nos grandes navios do passado, nosso espaço de convivência, nossas vidas e até mesmo nossa própria psique possuem cantos obscuros e pouco visitados, lugares onde costumamos depositar dejetos e coisas as quais queremos esquecer que existiram. Exercemos um esforço diário para dar ordem naquilo que nos cerca, para manter a vista apenas o que é aceitável pela maioria, ou por aqueles que prezamos e que nos prezam. A limpeza que nós, enquanto capitães de nossos navios, fazemos é, na maioria das vezes, apenas atirar para os cantos obscuros aquilo que não temos coragem de lidar agora, ou que de alguma forma queremos que exista lá escondido para que possamos acessar caso seja muito necessário.
     Quando deixamos de limpar adequadamente, ou quando acumulamos sujeira demais nos porões, os ratos começam a aparecer. Primeiro em pequenas quantidades com poucas necessidades, depois com maiores exigências e muito maior audácia, a ponto de chegarem a andar entre nós sem se preocuparem em serem vistos, alguns inclusive querem ser vistos para tentar ganhar uma migalha. Muitos de nós, pouco avisados, chegam a tomar esses ratos como amigos, mascotes, engraçados ou inusitados. Mal sabem que em breve pode ser tarde para impedir o que eles trazem junto.
     Mas mesmo quando toleramos a presença dos ratos, um rato só chega a ser capitão de um navio quando a sujeira tomou conta a ponto de assustar demasiadamente todos aqueles que vivem ali, inclusive aqueles que deveriam limpar. É somente quando passamos a acreditar que a sujeira se impregnou em nossa cabine que costumamos soltar as criaturas obscuras que guardamos lá no cantinho profundo de nossas vergonhas. Há cerca de 100 anos atrás a Europa experimentou a ascensão de algumas dessas criaturas produzidas em nossos porões morais, nascidos no seio da sujeira remanescente de guerras anteriores, amamentados em ódio e frustrações, educados como crianças bagunceiras as quais faziam vistas grossas os cidadãos apavorados com as condições em que viviam, tratando pequenos monstrinhos como exóticos e aceitáveis.
     As consequências de um rato no comando nunca foram saudáveis, segundo contam nossos historiadores. O que costuma a ocorrer é uma grande transformação do navio, não para que convivamos melhor e mais confortáveis, mas para que eles nunca mais precisem voltar aos porões, para que eles passem a nos ensinar a comer dejetos e viver em ódio, para que nós jamais consigamos ser mais do que simples ratos na forma de seres humanos. Quando ratos chegam ao poder ele tentar ensinar aos humanos que o certo é ser rato, embora pra eles guardem sempre o melhor queijo e o melhor leite.
     Se hoje temos um rato capitão ou um capitão rato na capitania foi porque alguém deixou tudo sujo demais, alguém fez acordos com ratos, alguém tolerou que ratos fossem cada vez mais se tornando salientes e comuns, deixaram que o exercício do poder se tornasse um fator de distinção entre seres humanos, sentiram-se intocáveis, e isto fez com que esquecessem dos ratos à sua volta, ratos não perdoam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário