Daniel da Luz Machado é Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade São Judas Tadeu e Bacharelando em Ciências Sociais pela UFRGS
Greve, Lutas e Inimigos na Trincheira
Nas duas últimas semanas dividi o
meu tempo entre as aulas no Curso de Ciências Sociais na UFRGS,
algumas atividades como assistir a um seminário de ações
afirmativas e um lançamento do livro “Ricos podres de ricos” do
Professor Antônio David Cattani e militância em relação a greve
que os educadores do RS estão realizando, mas o porquê desse relato
ao meu querido leitor.
Em um primeiro momento minha
militância de educador e minhas atividades acadêmicas talvez não
se embriquem, mas é justamente o contrário que me instiga a essa
reflexão.
No lançamento do excelente livro
“Ricos podres de ricos” do Professor da UFRGS Antônio David
Cattani, eu e os demais presentes fomos contemplados com uma
excelente palestra de Cientistas Sociais, Aliás Ciência é algo que
parece não ter mais vez em tempos TEMERÁRIOS, pois cada vez o ato
de pensar e produzir reflexões sofre com a perda de recursos, mas
voltando a palestra sai dela ainda mais convicto que boa parte dos
oprimidos repetem o discurso do opressor, e não apenas o discurso,
mas seu ideário e sistemática de ações.
O Seminário de ações afirmativas
realizado em dois dias, também trouxeram a tona fatos angustiantes.
Alguns conhecidos e outros explicitados com maior amplitude e também
nesse seminário a certeza de que o fã clube dos opressores aumenta
cada vez mais.
E chego na minha terceira citação
em termos de rotina que é justamente a greve dos educadores, greve
essa originada em função da perda total da nossa dignidade, pois
perante ao atual governo do estado, o funcionalismo público menos (
a elite judiciária e legislativa) não precisa de salários. Antes
que algum incauto tente me alertar das destinações independentes
dos poderes na questão orçamentária, friso que a independência,
ainda que prevista na lei, recorre em termos de arrecadação a uma
única fonte, portanto os argumentos podem ser legais, mas no mínimo
não mantém o bom senso e o princípio da isonomia, mas sem ser
prolixo e indo ao ponto comum entre minhas três citações, também
na greve presenciei que boa parte de servidores que igualmente são
aviltados, além de não aderirem a uma luta que é de toda
categoria, também somam-se aos mesmos que os oprimem e sendo assim
fazem do seu egocentrismo e ideário opressor, destituído de
qualquer sentimento de classes uma tônica triste e inapropriada.
Defendem os donos do poder, defendem o ideário de uma classe a qual
não pertencem e tudo isso me leva de volta aos seminários
assistidos e principalmente a leitura do livro “ Ricos, podres de
ricos” do Professor Cattani.
Acreditem na greve dos educadores,
alguns educadores assumiram o papel de inimigos na trincheira, não
apenas boicotando, como refutando todos esforços de quem está na
luta em prol dos direitos que contemplam toda classe. Houve um tempo
onde as greves da educação eram prejudicadas pelo anseio de uma
parte de educadores em relação ao seu período de férias, porém
hoje não é mais essa uma questão impeditiva e ai cito palavras do
Professor Catanni em sua palestra que um dos males que estamos
enfrentando nessa luta contra o consumismo exacerbado é a de que o
ideário neoliberal deixou de ser plataforma de governo para se
configurar em ideário de vida pessoal. Deve ser esse o tipo de
ideário que perpassa na mente de um educador que boicota o seu
colega no ato de uma luta que é de todos.
Deve ser esse o ideário que faz com
que nossas trincheiras componham um bom número de inimigos.
Deixo essa frase do livro “Ricos,
podres de ricos” como reflexão aos colegas que não estão com
água no pescoço e no alto do seu egocentrismo refutam quem está de
greve e militando pela classe:
“Um
indivíduo pode ter posses acima da média e isso não significa
nada, uma vez que ele não chega aos pés dos verdadeiramente
ricos”.(Cattani, Antônio David pg 25)
Portanto
sequer combina com uma classe tão defasada em termos de remuneração
a adoção do ideário de uma classe da qual não fazem parte.
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