segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Sobre humanidades


Paulinho dos Santos é Acadêmico de Ciências Sociais na UFRGS e Militante de Causas Sociais.







Sobre humanidades


Fui convidado a escrever para o Blog Humanidades em Debate. Mas, o que é debater humanidades? Aliás, o que é humanidades... Ou o que é humano?
Etimologicamente, a palavra humanidades vem do latim humanitas que significa “condição e natureza do ser humano, civilidade”. Humano, se origina, também do latim, da palavra humanus, que é “próprio do homem, bondoso, erudito, instruído nas humanidades”.
Por fim, civilidade, que também é de origem latina, civilitas, se refere a “ciência política ou de governar o estado; civilidade, afabilidade”.
Portanto, debater humanidades, a partir das traduções etimológicas das palavras, é debater sobre o que é próprio da condição humana. E, como se sugere, a natureza da condição humana estaria ligada à civilidade, à bondade, à erudição e à forma do governar para a promoção dessas condições.
Dessa forma, penso, que o importante de debater humanidades, neste espaço, seja conduzir uma argumentação que possa nos dar condições de superar inúmeras dificuldades que nossa sociedade enfrenta.
É preciso que os debates nos inspirem a construir uma sociedade que supere o racismo, que extermina e encarcera a juventude negra; que acabe com o machismo, que ataca, diariamente, as mulheres que são estupradas, violentadas, que recebem salário menor, e por aí vai; que vença a homofobia, que mata milhares de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, por sua orientação sexual e condição de gênero.
Também é preciso superar governos autoritários, tiranos, que não respeitam os servidores públicos, que não promovem políticas públicas de civilidade, que ferem os mais pobres.

Ou seja, acredito que debater humanidades é falar de utopias e, com isso, construí-las a partir da interação social pela qual estamos dispostos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário