sábado, 16 de abril de 2016

A cosmologia do protagonismo e as nuances do consumo.


A cosmologia do protagonismo e as nuances do consumo.

Daniel da Luz Machado - Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade São Judas Tadeu e Bacharelando em Ciências Sociais pela UFRGS & Ator

 Há algum tempo atrás realizei a leitura de uma obra do Sociólogo Polonês Zygmunt Baumann chamada: Vida para consumo “A transformação das pessoas em mercadoria”. Livro excelente, o qual indico a leitura para todos aqueles que se interessam pelo assunto, mas também a outras pessoas que por algum instante em suas vidas pararam para refletir a respeito desse mundo um tanto quanto contraditório em que vivemos.


Hoje retornou em minha mente parte das impressões da época em que fiz a leitura e julguei por bem compartilhar novamente minhas impressões, visto que quando li pela primeira vez a obra escrevi em um periódico da cidade de Alvorada a respeito.

No livro “Vida para consumo”, o Sociólogo Polonês Zygmunt Baumann explicita e analisa a transformação das pessoas em mercadorias.

Não é necessário muita erudição, ou ter freqüência assídua nos meios acadêmicos para pararmos por um instante e refletirmos sobre quanto o consumo comanda nossas vidas e como nós também nos transformamos em algo a ser consumido.

Clinicas de estéticas, academias, frases de auto-ajuda e “selfs” valorizando o melhor ângulo freqüentando o lugar  badalado para postarmos nas mais variadas redes sociais online, enfim buscamos a maximização de nossa imagem de uma forma condizente com os padrões instituídos para passarmos a seguinte mensagem: Comprem-me, sou descolado, bonito, magro, interessante, de bem com a vida, sempre freqüentando locais bacanas, os problemas estruturais do país não me afetam, pois vim para vencer.

Há em nossa sociedade uma luta desumana para sermos a melhor opção, como se não fosse permitido fraquezas, dúvidas e inseguranças de todas as formas, como se não fosse permitido ser diferente do padrão.

Enquanto isso as pessoas ficam frente a frente cada uma com seu celular, navegando, mas nunca conversando e exercitando o ato da partilha de pensamentos. A instantaneidade das relações e de tudo a nossa volta é gritante a busca pelo protagonismo se torna irreversível.

Quem caminha em direção oposta a esta histeria improdutiva é descartado pelo grande mercado e logo não é uma boa  mercadoria, portanto não é passível de atenção.

O Grande Florestan Fernandes já alertava da dificuldade de ser intelectual em uma sociedade de consumo de massa, eu humildemente e sem nenhuma pretensão ouso a refletir e salientar que está difícil o simples ato de pensar ou ousar a não consumir e ser consumido em uma sociedade de consumo de massas, nem me refiro a uma busca pela intelectualidade.

Enquanto isso fica valendo o corpo, a quantidade de bens, a curta faixa de tempo que usufruirmos e depois trocamos esses bens, fica valendo as noções básicas de futilidade aplicada à lógica de mercado e o ser humano passa a valer mais ou menos de acordo com quem avalia.

Se puderem leiam esse livro, se não concordarem ao menos reflitam as suas explanações e desliguem-se dos celulares por dois minutos e reflitam se estamos ou não coisificados e a disposição na grande prateleira da vida.


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