sexta-feira, 21 de abril de 2017

Farinha pouca, meu pirão primeiro...

Sérgio Pires - Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bacharelando em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul








    Farinha pouca, meu pirão primeiro...(Ou o individualismo da classe trabalhadora brasileira)


            A terceirização das atividades-fim é sem dúvida um dos assuntos mais discutidos em se tratando da conjuntura da política nacional atual, contudo, já tramitava no complexo sistema burocrático das casas legislativas federais. O cenário que se formou a partir dessas reformas foi de intensa luta, chamada por diversos sindicatos e entidades de classe profissional, articulando junto aos seus representados para tentar barrar essa e outras reformas trabalhistas que, sem dúvida, aliada a reforma da previdência, atingirão toda a classe trabalhadora nos próximos anos. Mas, e quando a terceirização somente era possível nas atividades-meio? Por que determinadas classes de trabalhadores podem ser aviltados em seus direitos sem toda essa comoção nacional?

          Sou servidor público estadual da Secretaria de Educação, e na minha jornada de 13 anos, lotado em escolas públicas, tive o desprazer de ouvir muitos professores e professoras tecendo duras críticas aos colegas (sim, colegas servidores públicos, mesmo que isso faça torcer o nariz de muitos professores e professoras) do quadro de funcionários de escola, especialmente aos que cumprem as funções de manutenção e merenda escolar. Em um sem número de vezes ouvi coisas como: “...na época da EBV – empresa terceirizada – eram bem melhor...”, “...se fosse de empresa privada já estavam na rua...”, “...na época da terceirizada a escola vivia brilhando...”, e muitos outros comentários do tipo.

          Pois bem, o que há por trás desse discurso? Há quem possa dizer que se trata apenas de observações, críticas referentes a execução destes serviços, mas quando se pensa que, estes trabalhadores vivem sobre pressão do terror do desemprego, de perder sua minguada renda, tão somente pela simples queixa de uma diretora descontente, e que, em muitos casos, esses trabalhadores, pais e mães, nem ao menos podem cuidar de seus filhos doentes sem serem demitidos por faltarem ao trabalho, mesmo com justificativa.

           Essa é uma discussão que nunca foi abordada, pois, como diria Bertold Brecht em seu poema:

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

           Pois bem, enquanto somente limpeza, portaria e cozinha eram terceirizados, tudo bem, afinal muitos dos que faziam as reclamações e exaltavam as empresas terceirizadas não faziam parte dessas classes de trabalhadores, mas...agora que as atividades-fim podem também ser terceirizadas? Como explicar toda a comoção e mobilização que se verifica sobre o tema então? Não será essa uma maneira de tentar “não ser levado” sem as pessoas se importarem? O que explica esse comportamento do trabalhador médio brasileiro?

          Muito pode ser explicado esse comportamento se pensarmos em como somos incentivados a sermos competitivos, a pensarmos somente em nosso sucesso pessoal, em buscarmos cada vez mais conquistas que mostrem nossa capacidade individual, e de como eu consigo “descer para o asfalto” através dos meus próprios méritos. Nossa formação enquanto cidadãos é fomentada em grande parte pelas premissas do capitalismo e do “American Dream”. Em toda nossa formação, e neste sentido não falamos apenas da escola mas também de todos os aparelhos ideológicos como televisão e outras mídias, somos formatados a pensarmos de modo único e exclusivamente individual, sem jamais pensarmos no coletivo, no grande grupo.

           E essa formação cria pensamentos iguais a desses colegas, que antes de verem sua classe trabalhadora ameaçada, não faziam nenhuma menção a exploração de outros trabalhadores, ressaltando inclusive a “eficácia” de um sistema de trabalho que se aproxima da a servidão dos feudos, da escravidão, onde homens e mulheres trabalhadoras não tem sua mão de obra negociada por terceiros que visam apenas o lucro em cima da exploração dessa mão de obra.

           Paulo Freire nos alertava que, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é tornar-se opressor, e isso fica claramente evidenciado quando, em ataques a determinadas classes trabalhadoras, outras classes não se articulam em prol das classes atacadas, fica em suas zonas de conforto, trabalhando cada vez mais sonhando em promoções ou salários mais altos, ou, no caso dos servidores públicos, confortáveis em sua estabilidade.

            Pois bem, o que se vê agora é um panorama de grandes lutas que se avizinham, direitos trabalhistas conquistados com muito esforço estão prestes a serem desmantelados, as oligarquias tradicionais, ruralistas e mega-empresários unidos pela destruição da CLT, articulando dentro das esferas de poder com representantes do executivo. Esse é um cenário que nos mostra o quanto se faz necessário a união da classe trabalhadora, de TODA a classe trabalhadora, para lutar unida contra todos esses ataques, especialmente dos ataques que vem das grandes mídias comprometidas com os poderosos, que valendo-se de seu alcance, classificam e rotulam protestos legítimos como atos de vandalismo, o que faz com que o trabalhador, que está no ônibus ou no seu carro, parado em um congestionamento, não veja a si mesmo refletido naquele protesto, não se identifica com a causa, e só pensa em chegar no seu trabalho para não ser demitido ou ter outros problemas com seus patrões.

            Deslegitimar a luta é um dos principais instrumentos utilizados, tanto pela mídia quanto pela classe conservadora, atrelando a esses atos notícias maliciosamente elaboradas para que o cidadão comum construa em seu entendimento a imagem de que todo o protesto é bagunça, alia-se isso a forte repressão das forças de segurança, que na verdade não defendem a população, mas sim o capital, e isto comprovamos, tanto nas coberturas jornalísticas, que se apressam em mostrar o trânsito interrompido ou algumas vidraças quebradas, quanto pela própria opinião pública, que louva as ações repressoras do Estado contra os protestos, e isso nos mostra o quando nos falta consciência de classe, de coletivo, pois desvinculamos todas as lutas com a nossa própria condição de trabalhadores, e essa questão ainda é mais forte quando nos referimos aos micro-empresários, em geral ligados ao terceiro setor, que também vendem sua força de trabalho, mesmo empregando outros trabalhadores, mas que pensam pertencer ao empresariado, sem levar em conta que, sem possuir os meios de produção e pertencer a classes sociais abastadas jamais serão considerados como iguais.

               O que nos falta, enquanto trabalhadores, é construirmos um espírito de corpo, uma consciência de classe, e que tenhamos em mente que, se não possuímos os meios de produção, somos proletários, trabalhadores, todos nós, e o destino de uma classe de trabalhadores pode vir a influenciar a todos as demais, logo a necessidade urgente de unificarmos todos em prol da luta, da defesa dos direitos trabalhistas, para que dessa maneira possamos fazer frente aos ataques que estão nos impondo e os que ainda irão nos impor. Em tempos de farinha pouca...que o pouco seja de todos!



Um comentário:

  1. Excelente visão dos momentos em que somos atacados pelo capitalismo e nem sob fogo cruzado somos capaz de nos enxergar para nos aliarmos graças ao individualismo e ao nosso egoísmo inrraosado desde os tempos mais remotos

    ResponderExcluir