sexta-feira, 28 de abril de 2017

O gato em frente ao espelho...

Sérgio Pires - Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bacharelando em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.








O gato em frente ao espelho...




                            O dia 28 de abril deste ano ficará marcado na história como um dia de luta, de mobilização da classe trabalhadora, seja através de entidades sindicais ou por inciativa própria, trabalhadores e trabalhadoras tomaram as ruas de diversas cidades do país.

                       Toda essa mobilização gerou muita simpatia entre a população, afinal tratava-se de uma luta pelo bem do coletivo, porém também gerou descontentamento...o que ficou muito evidenciado nas redes sociais, onde um grande número de postagens eram de apoio as mobilizações, assim como um grande número eram contrários, tecendo comentários e críticas. Mas o que me chamou a atenção, e é o que quero abordar neste artigo, é um tipo bem específico de ator social, que em nome da busca de uma maior produtividade e uma busca por lucros maiores, desqualifica as lutas de hoje, rotulando aqueles que estão participando dos movimentos de protestos como “vagabundos”, “vândalos”, e assim por diante. Me refiro a aqueles que possuem pequenos negócios, em grande parte do setor de prestação de serviços, e que se julgam pertencer a um outro estrato social, se auto-atribuindo o título de “empresário”.

                    A imagem do gato olhando no espelho, e no reflexo aparece um leão, onça, tigre ou outro felino maior, é muito comum em mensagens de auto-ajuda ou em mensagens motivacionais. Atribui-se um significado de superação de limites, exaltando a imensa força interior que todos temos. Contudo, para o contexto que estou abordando aqui, faremos uma outra interpretação desta imagem...

                   Dentre tantas postagens que circularam pela minha timeline no dia de hoje, uma delas me chamou a atenção e me fez refletir muito sobre o que li. Um dos meus amigos postou um texto atribuído ao dono de uma grande rede de fast-food...neste texto o autor fez algo como um desabafo, falando sobre as dificuldades de um empresário em manter suas empresas lucrativas com tantos impostos a serem pagos, inclusive tecendo duras críticas a CLT, e ao alto custo das ações trabalhistas, etc. No fim do texto ainda havia um desafio para quem quisesse de fato conhecer as dificuldades em ser empreendedor no Brasil.


                  Mas o que chamou muito a minha atenção foi a frase que este meu amigo escreveu ao compartilhar: “Esse falou por mim...”. Confesso que fiquei perplexo quando li, sem compreender muito bem o que de fato estava em jogo, tanto com a postagem quanto a frase utilizada por este amigo. Pois bem, depois de muita reflexão, creio que pude desenvolver um diagnóstico desse quadro.

                        Quando pensamos no sentido da frase: “Esse fala por mim...”, pensamos em representatividade, em representação...mas quem representa quem de fato? A quais grupos ou estratos sociais pertencem, tanto o suposto autor quanto quem simpatizou com a frase? Que imagem reflete no espelho?

                        Creio que devemos fazer algumas considerações a respeito disso. Uma das questões que sempre resultam em grandes discussões é justamente esse sentimento de pertencimento a grupos, mas que não são os grupos que de fato pertencem esses atores sociais, ou seja, quando vejo micros e pequenos empresários, defendendo pontos de vista adotados por grandes grupos empresariais, percebo o quanto isto é equivocado, uma vez que há uma grande distância social entre esses mundos, que são muito distintos, não apenas pensando em tamanho ou faturamento, mas também pensando em outras distinções entre esses grupos, tais como capital social e cultural.

                       A comparação entre aquele pequeno empreendedor, para usar um termo mais moderno do capitalismo, e os grandes empresários é muito injusta e inadequada se pensarmos principalmente nas isenções fiscais que grandes grupos empresariais recebem dos governos municipal, estadual e federal, ao passo que os micros e pequenos tem uma pesada carga tributária a pagar, tornam-se muito difícil manter essas empresas abertas em muitos casos.

                      E apenas possuir uma empresa não eleva o ator social a outra classe, não garante o pertencimento a outro estrato social, inclusive não sendo aceito nos mesmos espaços sociais que os grande empresários, pertencentes as classes mais abastadas do país frequentam, tanto pela seletividade destes lugares quanto pelo alto custo.

                     Outro fator que cria a ilusão de pertencer a uma classe social mais alta, são os bens de consumo. Ora, se o aumento das receitas permite que esses pequenos empresários possam comprar bens como carros, eletroeletrônicos, etc, ainda assim existe um grande abismo entre aqueles que vendem sua força de trabalho e os que possuem os meios de produção. Ou seja, uma vida confortável mas que se baseia ainda em seu trabalho, uma vez que muitos desses pequenos empresários tem uma rotina árdua na condução de seus negócios, é uma vida de trabalhador, como tantos outros que, seja no serviço público ou empresas privadas, com bons salários, são trabalhadores de qualquer modo.

                  A escolha da imagem do gato em frente ao espelho, aqui ganha contornos e significados diferentes, uma vez que, assim como o gato que se olha no espelho e enxerga um leão, muitos pequenos e micro-empresários veem a si mesmos como pertencentes ao grupo dos grandes empresários, das grandes corporações, e essa interpretação não deve jamais ser confundida com uma crítica destrutiva, mas sim o contrário, uma vez que a grande força desses pequenos e micros é verificada quando analisamos que estas empregam um grande número de outros trabalhadores, são geradores de emprego e renda, e justamente por esse viés é que devem perceber que essa grande força reside na união da classe trabalhadora para poder fazer frente contra os objetivos das grandes corporações, que sempre visam o lucro do que qualquer outra coisa, inclusive com a saúde física e mental dos seus empregados, e com o desenvolvimento dos centros urbanos.

                       Apesar de gostar de gatos, faço uma sugestão aos amigos micro e pequeno empresário: ao se olhar no espelho, não veja os grandes empresários que não representam nada e ninguém que não seja os seus interesses, mas veja quantos trabalhadores iguais a você estão ao teu lado, pois é a força do trabalho deles que faz com que você tenha sucesso.

2 comentários: