quarta-feira, 26 de abril de 2017

MULHERES E VIOLÊNCIA

Letícia Roxo é Licenciada em História pela FAPA, professora da Rede Pública Estadual.











MULHERES E VIOLÊNCIA

             O mundo contemporâneo está cada vez mais moderno, desenvolvendo e aprimorando conceitos, teorias e técnicas. Em todas as esferas da vida pública ou privada vemos avanços significativos. A ciência é um bom exemplo disto.

            Durante o século XX os avanços tecnológicos foram gritantes. A guerra fria foi um incentivador para que isso ocorresse, a disputa por hegemonia entre capitalistas e socialista fez avançar as pesquisas e descobertas, principalmente, na ciência, armamentos, farmacologia. Embora esses avanços sejam usados para a guerra, para impor o poder de um sobre outro.

            A mulher no século XX também foi ganhando seu espaço social, embora fosse para suprir uma necessidade capitalista e não por reconhecimento da sua condição humana de igual.  Embora tenhamos conquistado espaços antes apenas ocupados por homens, e os ocupassem com tamanha ou mais competência ainda lutamos por igualdade, por reconhecimento, por direitos.

            E essa desigualdade que se dá em várias esferas da vida, tais como: financeira, social, física, sexual e etc. ela é gerada pela ideia de superioridade masculina. O homem concebeu, e perpetua isso de geração para geração de que é superior a mulher. Portanto se é superior exerce poder sobre ela.

            E essa superioridade masculina (infundada, ilegal, insana) gera a violência contra mulher. Essa violência é moral, física, psicológica, doméstica, empregatícia... justificada pela lógica masculina de que é melhor, superior e dono do corpo, da mente, da vontade da mulher.

            Embora, hoje, muitas mulheres já reconheçam a sua condição humana de igual para com os homens e lutem contra cada e qualquer tipo de abuso sofrido e cometido pelo gênero masculino, ainda é muito comum ver mulheres tão fragilizadas pela violência, seja ela de qualquer tipo, que se colocam como culpadas e justificam a violência sofrida. O fato de ser mulher não é motivo de violência. Lutemos, sempre, contra isso.

3 comentários:

  1. É um absurdo nos dias de hoje ainda termos que falar e trabalhar esse tema, IGUALDADE DE GÊNERO, primeiro porque tirando as vestes físicas, a carne, teremos um SER despido de sexo, cor, raça etc, daí o porque de não haver nenhuma superioridade ou inferioridade em se nascer homem ou mulher, ou será que alguém ainda duvida que ao sairmos daqui tudo se termina como a lâmpada que não acende mais e vai para o lixo sem mais uso ou serventia??? Quando estamos encarnados somos a ALMA desse corpo que é parte deste mundo material, ao sairmos daqui deixamos esse envoltório material e adentramos no plano espiritual e cada um conserva sua individualidade, somos espíritos e só o que é percebido ali é nossa capacidade de amar e o nossa capacidade intelectual de nos reconhecermos como seres ETERNOS, DIVINOS, sem nenhum tipo de diferença, isso é claro, para os que já alcançaram essa capacidade de entendimento. Como aqui, só não é capaz de perceber A IGUALDADE ENTRE OS MAIS DIVERSOS SERES AQUELES QUE AINDA ENCONTRAM SE NA INFÂNCIA INTELECTUAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No entanto, estatísticas, realidades, capas de jornais nos mostram a cada minuto como ainda, em pleno século XXI, ainda há esse pensamento e que se tornam ações contra mulheres, pelo simples fato de assim sermos.

      Excluir