domingo, 30 de abril de 2017

O 7x1 de hoje foi contra as mulheres

Cristine Severo é Graduada e Mestre em Letras pela UFRGS e Graduanda em Ciências Sociais pela UFRGS e Professora da Rede Pública em Novo Hamburgo - RS












                   O 7x1 de hoje foi contra as mulheres





                              O 7x1 de hoje saiu cedo, num domingo bonito aqui em Porto Alegre, com sol, temperatura amena, ótimo para aproveitar o dia. Mas então saiu a entrevista de temer, o pequeno, dizendo que os governos precisam ter marido para que não quebrem. É um 7x1 todo dia. 


                                    O que temer, o pequeno, se esqueceu é que em toda a história da humanidade ocidental que se tem conhecimento até hoje, os maridos estavam no governo. Quem estava no governo quando houve a crise de 1929? Um marido, e vejam só, os países quebraram. Quem estava no governo nas históricas crises de fome e miséria que assolam a Terra desde sempre? Veja só, os maridos também. Quem estava no governo na crise de 2008 e na quebra de muitas economias? Os maridos também! Quem estava no governo nas duas grandes guerras, ou em tantas outras guerras, que quebraram tantos países? Mas não pode ser, os maridos também!! Que engraçado que ninguém disse em 1929: “claro, tinha que ser um homem no governo pra quebrar a economia desse jeito! Homem não entende nada de política!”. Mas quando há uma mulher no governo, o primeiro deslize e todo mundo: “tinha que ser uma mulher”.

                                    Mas a entrevista só piora. Temer, o pequeno, compara a economia de um país com a economia doméstica. Segundo ele, uma esposa não pode gastar mais do que ganha o marido, ou ela vai quebrar o marido. Temer, o pequeno, não tem a menor noção de qual país ele está governando. Ele simplesmente não conhece o Brasil. Ele acha que ele está governando uma casa grande e que todos ao redor são seus servos. 

                                 Temer ignora completamente os dados do IBGE que falam que até 2014 eram 40% de famílias no Brasil chefiadas por mulheres. Ignora também outra pesquisa do IPEA que afirmava que em até 2010 o número de mulheres era de 49% da população economicamente ativa. 

                           Nosso atual presidente não reconhece que mulheres são parte integrante da economia que ele mesmo quer salvar, não reconhece que mulheres não dependem mais dos seus maridos para sobreviver, não reconhece o país que ele governa. Ele não reconhece que as mulheres trabalham, ganham seu próprio salário e gastam como elas decidirem gastar, sem ter que dar contas disso para ninguém. 

                                E mais, com essa fala, ele pressupõe que todas as mulheres têm que ter um marido! E um marido que as sustente! Ele acha que o Brasil ainda é uma enorme casa grande e que todo mundo vive como ele e a sua esposa. O cara não tem a menor noção da realidade pra fora dos seus portões. E é a ele que está confiado gerir e governar essa realidade que ele desconhece. Como ele pode supor que é capaz de uma tarefa dessas? 

                                Sempre que estamos avançando um passo em direção à conquista de mais direitos e respeito para as mulheres, voltamos dois quando temos que ouvir um absurdo desses. Mas o que esperar de um cara que, no dia da mulher, afirma que o valor da mulher na sociedade é saber o preço das coisas no supermercado. Que vergonha nacional e internacional de esse cara ainda existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário